"Libertar uma pessoa pode levar menos de um minuto. Oprimi-la é trabalho para uma vida. Mais que as mentiras, o silêncio é que é a verdadeira arma letal das relações humanas." (pág 59)
Título: Doidas e Santas
Autor: Martha Medeiros
Páginas: 231
Sinopse: Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e leitores. (...) As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora.
"A frase que deveria ser dita soa antipática, mas é o que nossos amigos e parentes que sofrem desse complexo precisariam ouvir: você não é tão importante. Ninguém está tão preocupado assim com você, a não ser a meia dúzia que lhe ama de verdade. Não há conspiração nenhuma. Se as coisas parecem dar mais errado para você do que para os outros, não é porque você atrai gente falsa ou encrenqueira. Sua desconfiança é que atrapalha o bom andamento da vida. Libere-se dessas neuras e olhe em volta: todos têm mais o que fazer do que lhe dar atenção o tempo inteiro. (pág 158)
"Certa vez li (não lembro a fonte) que felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas. De todas as definições, essa é a que chegou mais perto do que acredito. Dá o devido crédito às circunstâncias e também aos nossos movimentos . Cinquenta por cento para cada. Um negócio limpo." (pág 44)
"Somos capazes de nos apaixonar por quem já fomos apaixonados, desde que esta pessoa se apresente a nós como uma novidade e nos dê também a chance de sermos quem a gente ainda não foi." (pág 173)
"Toda mulher é louca, impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar nosso poder de sedução para encontrar "the big one" aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais ... Uma tarefa que dá pra ocupar uma vida, não é mesmo?"
Opinião: Sou super fã da Martha Medeiros. Amo a forma fácil e prática que ela consegue expressar os sentimentos, o cotidiano, as angústia, o amor ... Sigo o seu trabalho tem um tempinho, e tenho vários livros dela,mas esse com certeza é um dos meus favoritos. Sabe aquela coisa que você se sente dentro da crônica? Que você sente que já viveu (vive), já passou por tal situação? Então, é desse jeito. O livro além de nos encantar, nos ajuda a encarar certos momentos, nos faz refletir. Enfim, é perfeito e recomendo muito essa leitura.
Então, já leram esse livro?
Beijos,
Carol ♥